segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Amores impossíveis e outras perturbações quânticas

Inaugurando as atividades deste blog, dedicado à análise de livros que estou lendo ou que já li. Inicio a caminhada com "Amores impossíveis e outras perturbações quânticas", de autoria do músico Lucas Silveira. Fundador da banda Fresno, além de projetos paralelos como o Beeshop, Lucas agora aventura-se pelo mundo literário, sendo esta sua segunda obra; a primeira foi "Eu não sei lidar", lançada em 2015.

Sobre o livro...

O Livro não segue um roteiro comum, tampouco conta uma história retilínea, talvez seja considerado até pelo próprio Lucas um "Arremedo" de contos que ele escreveu em diferentes épocas de sua vida.

Alguns contos são profundos, e para quem conhece um pouco de sua obra musical, é fácil de reconhecer versos de canções que até certo ponto fizeram sucesso, inclusive aponto uma referência ao novo álbum da banda, "A sinfonia de tudo que há".

A comparação com a primeira obra de Lucas é algo inevitável. Infelizmente como fã da Fresno e do Lucas, também executo esta comparação a cada virar de página, e admito que "Amores impossíveis e outras perturbações quânticas" deixou a desejar!

Lucas a meu ver parece transmitir algo difícil de conceber, e por vezes acaba confundindo seu leitores com expressões vinculadas à física, o que pode ser bacana por ele apresentar certa conexão algumas vezes, mas só algumas vezes...

Lucas deixa claro que sua adolescência foi cheia de altos e baixos, e ricos de amores impossíveis, talvez mais platônicos do que reais...

Enquanto no primeiro livro Lucas conta de maneira objetiva e límpida o significado de suas letras extremamente carregadas de emoções, neste segundo livro ele deixa tudo isso de lado, e a clareza e a coesão acabam ficando de lado, não que isso torne o livro pouco proveitoso ou chato, mas pouco objetivo!

Vale sempre a pena acompanhar a trajetória e o amadurecimento de Lucas Silveira, creio que este segundo livro tenha sido fruto de uma empolgação. Acompanhando outros fóruns e opiniões é visível que muitos fãs ficaram decepcionados com as desventuras quânticas de Lucas. 

Acredito que Lucas voltará a explorar o nicho de seu primeiro livro, e assim fazer as pazes com seus fãs e agora leitores, todos querem saber a origem de várias canções mirabolantes, e ele nos deve isso.

A classificação final para "Amores impossíveis e outras perturbações quânticas" é esta:






Nenhum comentário:

Postar um comentário