domingo, 18 de junho de 2017

Buracos Negros: Palestras da BBC Reith Lectures

Um ser humano fantástico! Stephen Hawking é um famoso físico e divulgador científico inglês. Nas poucas páginas deste livro, há uma breve introdução da magnífica história deste cientista que revolucionou o planeta com inúmeras indagações sobre objetos até desconhecidos para a maior parte dos seres humanos (Ou ainda é?!).

O livro "Buracos Negros: Palestras da BBC Reith Lectures" é um livro recente baseado em palestras realizadas por Hawking no início de 2016, nestas palestras proferidas a BBC, ele esclareceu diga-se de passagem, de maneira didática vários temas relacionados a Buraco negros, deixando no ar debates importante sobre o funcionamento destes gigantes do universo.

“Pessoas quietas têm as mentes mais barulhentas.”

O livro é conciso, e traz contribuições de David Shukman, além de ilustrações que acabam ajudando qualquer leigo a compreender as colocações e levantamentos propostos por Hawking. 
Capa do livro

Há uma divisão em duas grandes partes, sendo a primeira intitulada "Buracos negros não têm cabelo?" - Uma parte mais teórica contudo bastante esclarecedora, levantando temas gerais e o temido "Horizonte de eventos", local a qual nem a luz é capaz de escapar.

“Tenho reparado que mesmo aqueles que afirmam que tudo está predestinado e que não podemos mudar nada a respeito disso continuam olhando para os dois lados antes de atravessar a rua.”

A segunda parte é denominada de "Buracos negros não são tão negros quanto se diz",  é bastante subjetivo, levantando uma série de possibilidades, mencionando por várias vezes os fundamentos de física quântica. 

“Meu objetivo é simples. É a compreensão completa do Universo, por que ele é assim e por que existe de uma maneira geral.”

Stephen Hawking, uma mente brilhante limitada a um corpo enfermo (Frase retirada desta mesma obra).

Por fim Hawking nos deixa uma grande indagação, será possível atravessar um buraco negro? Se atravessarmos, sairíamos do mesmo jeito que nós nos conhecemos? Teríamos a oportunidade assim de acessarmos de fato novos universos?

“Não importa o quão ruim a vida possa ser, há sempre alguma coisa que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança.”

São questões que talvez não sejam respondidas nos próximos séculos, aliás, talvez nunca, porém sempre permearão nossas mentes, imaginando que realmente não passamos de meros integrantes de um pequeno e pálido ponto azul na imensidão deste universo(s).

Menções honrosas ao esclarecimento de temas relacionados a quasares e a função do grande colisor de hádrons.

A nota deste obra magnífica é:

Dica: Confira algumas frases reflexivas  de Hawking que aparecem neste texto a partir do seguinte link: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário