terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Origens - Catorze bilhões de anos de evolução cósmica

O livro "Origens - Catorze bilhões de anos de evolução cósmica", é de autoria dos brilhantes astrofísicos Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith, ambos são aclamados por várias contribuições e livros dedicados à astrofísica.

Tyson é mais que um astrofísico...atualmente é um dos maiores comunicadores científicos do mundo, e com linguagem simples consegue "humanizar" os conhecimentos de uma ciência tão complica e recente. Tyson está se consolidando como um novo Carl Sagan, este que foi um mito das décadas de 80 e 90 por liderar de maneira brilhante a série Cosmos.

Tyson chegou a virar um meme!

Os desafios de obras como "Origens" são gigantescos, afinal, quando um jovem se depara com as prateleiras de livros, o pouco tato e a superficialidade em conhecimentos como a astrofísica e astronomia tendem a exonerá-lo da chance de ler algo de tanta qualidade, mas que realmente é muito abstrato ao mesmo tempo, e Tyson admite isso ao longo das 364 páginas de seu livro.


"Para todos aqueles que olham para o alto e buscam descobrir,
E para todos aqueles que ainda não sabem por que deveriam fazê-lo"
Dedicatória do livro "Origens - Catorze bilhões de anos de evolução cósmica"

Sobre o livro...

O livro "Origens - Catorze bilhões de anos de evolução cósmica", é uma obra traduzida há pouco tempo para o nosso idioma, mas já é de 2004, e com isso podemos perceber um imenso número de notas de rodapé, estas que visam "atualizar" a obra mediante as novas informações. Isso deixa claro nosso atraso em recebermos uma obra tão complexa e útil nas livrarias de nosso país.

O livro é extenso, e as suas 364 páginas são dividias antes de tudo por partes, para depois existirem os seus respectivos capítulos. 

As cinco partes do livro são: 
Parte I: A Origem do universo;
Parte II: A origem das galáxias e a estrutura cósmica;
Parte III:  A origem das estrelas;
Parte IV: A origem dos planetas;
Parte V: A origem da vida.

Um fato que deve ser informado aos interessados na leitura deste livro é que o termo origem realmente se faz presente a todo o momento, por isso todas as partes realmente possuem capítulos introdutórios muito completos, porém, percebe-se que o livro trata-se de uma obra que por vezes é pouco acessível, e exige pesquisa do leitor.

As três primeiras partes são realmente difíceis, e não atingem leigos com facilidade, apesar da linguagem poética e indutiva dos autores. Relato que por vezes parei e procurei termos que jamais tinha ouvido falar, e diante dessa complexidade imagino muita gente pode até abandonar a leitura efetiva, pois em alguns capítulos realmente torna-se um desafio!



Um novo olhar e mais expectativas...

Após  a página 173 e o início da Parte IV, tudo fica muito mais próximo de nós, a origem dos planetas e a origem da vida são partes fantásticas! E nos ajudam a compreender a mecânica de funcionamento de nosso sistema solar e a possibilidade, remota, diga-se de passagem, de encontrarmos vida inteligente em outros pontos do universo.

O livro Origens é preparado para receber leitores pacientes, afinal, sob a ótica de Donald e Tyson são contados 14 bilhões de anos de história, e vários passos foram dados até o surgimento de nosso planeta e a consolidação do mesmo.

Por fim posso dizer que esta viagem de mais de 300 páginas que surgiu através de um presente da minha namorada Larissa foi imensamente prazerosa! Uma leitura que por vezes nos lembra que somos apenas um pequeno e pálido ponto azul nesta imensidão do universo, ou universo(S)?

Informações adicionais: No livro há uma espécie de "Glossário" de termos selecionados, estes que visam elucidar questões incomuns ou mesmo expressões mais utilizadas na astrofísica. Também temos na obra um índice remissivo, facilitando a busca por termos já trabalhados em capítulos anteriores e lembrados mais pra frente.

A classificação final para esta brilhante obra é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário